28ª Convenção Nacional Fenauto

A 28ª edição da convenção da Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores reuniu cerca de 100 Participantes.

Texto: José Carlos Fonseca Ferreira

A 28ª Convenção FENAUTO - Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, realizada nos dias 14 e 15 de março, no Hotel Meliã Jardins em São Paulo, foi um sucesso total, com quase 100 participantes de 18 associações estaduais de revendedores independentes de veículos semi-novos e usados.

A Convenção foi aberta por Ilídio Gonçalves dos Santos, Presidente da FENAUTO, que ressaltou a importância da união entre os revendedores de veículos semi-novos e usados para atingirem os objetivos de interesse da classe. Foi aprovada pelos presentes a ata da 27ª Convenção realizada em João Pessoa, assim como, os balanços do último exercício.

A seguir, o Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS) discorreu sobre o andamento dos Projetos de Lei de sua autoria, de grande interesse dos revendedores independentes de carros semi-novos e usados, que estão tramitando no momento na Câmara dos Deputados.

Projeto de Lei 400 de 2007 - Esse projeto altera a Lei nº 9.503, de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para dispor sobre a divulgação dos autos de infração e a cobrança de multas após a transferência de propriedade do veículo. Diz que as multas deverão ser cadastradas no máximo em 7 dias, nos âmbitos municipais, estaduais e federal.

Projeto de Lei 1143 de 2007 – Esse projeto dispõe sobre a regulamentação do exercício da Profissão de Corretor de Veículos Automotores.

Projeto de Lei 1144 de 2007 - Esse projeto altera dispositivos da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Diz que o proprietário de veículo automotor ou a seguradora tem que requerer a baixa do registro do veículo sempre que ocorrer sinistro.

Dando prosseguimento aos trabalhos do evento, Wilson Diniz, Superintendente da Aymoré Financiamentos, fez uma perspectiva do mercado de venda automóveis para 2008 e o que pode ser esperado na área de financiamentos.

Wilson Diniz falou também da satisfação, entusiasmo e orgulho de todos os colaboradores do antigo Grupo ABN Amro Real, recentemente adquirido pelo Grupo Santander, pelo fato de seu Presidente, Fabio Barbosa, ter sido escolhido para Presidente das duas instituições no Brasil.

José Reinaldo Caporal Jr., Diretor da Megadealer, empresa especializada em consultoria e treinamento para concessionárias autorizadas e revendas independentes, fez uma apresentação sobre a importância do registro preciso e detalhado das visitas de clientes à loja, uma vez que de cada dez pessoas que entram, apenas 2 fecham negócio. As outras 8 precisam ser trabalhadas pelo vendedor pelo telefone, para serem trazidas de volta à loja e iniciarem uma nova negociação.

Após o almoço, na qualidade de Consultor da FENAUTO, eu conduzi uma pesquisa entre os participantes sobre o que eles gostariam que acontecesse nas próximas Convenções da FENAUTO. O grupo discutiu e votou nas seguintes áreas, entre outras: administração empresarial; finanças/contabilidade; vendas/vendedores; recursos humanos; treinamento; meio ambiente; informática/computadores; telefonia; compras; manutenção; legislação; assuntos jurídicos.

Uma importante apresentação da Convenção foi o novo Selo de Garantia FENAUTO, que será uma fabulosa inovação no comércio de veículos seminovos e usados no Brasil. O selo é o resultado de uma parceria entre a FENAUTO, a Dekra, a Mapfre Seguros e um serviço de informações sobre o histórico e procedência de veículos, ainda não definido.

A apresentação foi feita por J. Eugenio A. Lopes, Diretor da Dekra e Ildebrando Gozzo, Diretor da ST Administradora e Corretora de Seguros que irá administrar o processo.

O Selo de Garantia FENAUTO, com validade por 7 meses, terá o padrão internacional para o mercado de veículos semi-novos e usados que já é utilizado pela Dekra na Europa. O procedimento de inspeção irá operar com uma exclusiva plataforma na Internet que atende as normas técnicas internacionais. São avaliados o funcionamento do motor, do câmbio, do sistema de freios bem como dos componentes elétricos e eletrônicos. São avaliadas, também, o estado de conservação da carroceria, da parte interior e das rodas, assim como da banda de rodagem dos pneus, assegurando que a mesma encontra-se acima dos padrões mínimos exigidos pelo Contran. São verificados também os registros do Livrete de Manutenção, buscando a informação da sua correta observação, conforme orientado pela montadora do veículo.

Grande interesse despertou a palestra do advogado e professor de direito Dr. Luiz Eduardo Lopes da Silva, que falou sobre “Arbitragem - Solução Prática para o Empresário”.

O palestrante chamou a atenção dos presentes para a morosidade da justiça, que considerou como ponto crítico da justiça brasileira. Essa morosidade ocorre como conseqüência do excesso de causas, de organização arcaica (férias excessivas, recesso, pouca informatização etc.) e é entravada por emaranhado de impugnações e recursos, citou Tancredo Neves que disse; “justiça lenta é injustiça”.

Disse ainda Luiz Eduardo Lopes da Silva: “Arbitragem é o meio legal de solução de conflitos ou litígios resultantes de relações jurídicas de direito privado através de decisão proferida por tribunal arbitral privado, designados em princípio pelas partes ou por uma entidade por elas indicada”.

Finalizando as palestras, Ricardo Gonçalves da Silva (Presidente da Associação dos Revendedores Independentes do Estado do Maranhão), apresentou a programação para a 29ª Convenção da FENAUTO que será realizada em São Luiz nos dias 19 e 20 de junho. O palestrante mostrou um vídeo das belezas turísticas do Maranhão e comunicou que no fim de semana, dias 21 e 22 de junho, haverá uma excursão do grupo à Barreirinhas, com passeio de barco pelo Rio Preguiças, e no domingo, visita aos famosos Lençóis Maranhenses.

O evento foi encerrado com um Jantar de Confraternização com musica ao vivo pela animada “New Banda” e um divertido show humorístico com Oscar Pardini.