38ª Convenção Nacional Fenauto - Rio de Janeiro - RJ

A FENAUTO (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) realizou sua 38ª Convenção Deliberativa nos dias 15, 16, 17 de março, no Rio de Janeiro. Participaram os presidentes e diretores ou representantes das associações estaduais. A programação contou com palestras, debates, espaço para tirar as dúvidas, discussões em grupos, apresentação de sugestões e momentos de lazer.  Confira as fotos do evento.

Realidade do mercado

O presidente da FENAUTO, Ilídio Gonçalves, abriu a Convenção com agradecimentos e passou a palavra a Érico Ferreira, presidente da ACREFI. Ele falou sobre o crédito, as perspectivas do mercado brasileiro, a acomodação da inadimplência e os números dos parâmetros da taxa de juros Selic, com redução gradativa até 9%.

Correspondentes bancários

Sérgio Odilon, diretor do departamento de normas do sistema financeiro do Banco Central, informou que 20% da frota nacional de veículos é financiada. A partir desse dado, apontou os custos da inadimplência para os bancos e as formas de crédito. Odilon também abordou a regulação dos correspondentes bancários, a capacitação e a certificação dos agentes, os mecanismos de transparência e o plano de controle de qualidade.

Crise Mundial

Os problemas financeiros que atingiram vários países da Europa abriram a palestra de Carlos Thadeu de Freitas Gomes, economista-chefe da divisão econômica da Confederação Nacional do Comércio e ex-diretor de política monetária do Banco Central. Gomes fez uma relação entre a crise europeia e a realidade brasileira. De acordo com ele, a inflação em 2012 não deve trazer problemas, mas no próximo ano ela poderá ser mais elevada, causando baixo crescimento da produtividade e queda dos preços de bens duráveis. O economista informou que o índice de inadimplência para o setor de automóveis está na casa de 5,26% para noventa dias, o que pode influenciar o crédito futuro, e falou da responsabilidade do Banco Central na regularização das taxas de juros.

Financiamentos

Maurício Veras, gerente de relacionamento da CETIP, tratou do cenário nacional de financiamentos de autos leves, demonstrando os números por Estado, regiões e lojas, montando o perfil das revendas de seminovos no Brasil. Houve também um esclarecimento com relação a parceria entre a CETIP e a FENAUTO para divulgação de todos os dados tabulados pela CETIP, disponibilizando para os associados.

Seminovos

A palestra sobre percepção e análise do mercado foi feita por Amos Lee, que trouxe a situação do veículo seminovo e divulgou que em 2011 foram negociados 8.862.951 de veículos, mantendo a média de 2,7 usados para 1 veículo zero km. Para ele, a crise iminente pode até não acontecer, mas é preciso manter a atenção nas oscilações do mercado e aproveitar a oportunidade para reavaliar e reestruturar a atividade nesse ramo. Ele ainda destacou a necessidade de regularizar o trabalho do vendedor de automóvel como atividade profissional.


Temas diversos

Júlio Blandy falou sobre as estruturas de funcionamento da Bradesco financiamentos e as mudanças regionais, a política de crédito e as parcerias estaduais. Enilson Espíndola, diretor da Certitraining - capacitação e treinamento, explicou o treinamento para a certificação dos agentes bancários nas revendas, que devem fazer a prova para estar de acordo com a lei até fevereiro de 2014. Antonio Augusto de Almeida Leite (Pancho), da ACREFI, que é o órgão certificador, deu mais detalhes sobre a certificação e contou que ela deverá ser renovada a cada três anos. César, da Sances Sistemas e Informatizações, deu as diretrizes de mercado web e informou que a empresa disponibiliza sem custo um sistema de gerenciamento das associações e sindicatos.


Congresso e ExpoFENAUTO

Durante a Convenção, Fernando Procópio apresentou o 1º Congresso Nacional da FENAUTO e a ExpoFENAUTO, que acontecem nos dias 12, 13 e 14 de setembro em Foz do Iguaçu. A programação do evento, com palestras e workshops, visa o fortalecimento da categoria. Informações pelo site: www.congressofenauto.com.br


Texto: Aline Mendes, assessora de imprensa