39ª Convenção Nacional Fenauto

As mudanças e a realidade do mercado foram os principais temas abordados na 39ª Convenção da Fenauto (Federação Nacional das Associações de Revendas de Veículos Automotores), realizada de 28 a 30 de junho, no Hotel & Resort Jatiúca, em Maceió (Alagoas).

As atividades no dia 29 foram abertas com as boas-vindas de Ilídio Gonçalves dos Santos, presidente da Fenauto, que falou das visitas ao Senado e ao departamento de política econômica do Governo Federal, com as reivindicações para o setor. Durante o evento, ele informou que o projeto de lei para regulamentação da classe está em andamento na Câmara dos Deputados, por autoria do deputado Roberto de Lucena, e sugeriu que os presidentes das associações acompanhassem o andamento deste projeto.

Para situar os participantes de todo o Brasil, Vanderlei Prieto, presidente da Agenciauto-AL, apresentou um material audiovisual com as belezas do estado de Alagoas.

Em seguida, Wilson Diniz, superintendente do banco Panamericano, tratou das perspectivas de mercado de automóveis e a crise setorial, da reestruturação do banco e da importância das informações serem bem detalhadas nas propostas de financiamento.

 
Realidade do mercado

“Mercado: a dura realidade e como enfrentá-la?” foi o tema da palestra de Enilson Salles. Ele apresentou dados da crise europeia em relação ao mercado brasileiro, mostrou os números do PIB do Brasil e suas projeções de queda, inadimplência e conservadorismo na concessão de crédito.

O palestrante também avaliou a relação com o BACEN e sua influência na queda das taxas. A redução do IPI do 0km, a gestão mais profissional (treinamento) no mercado de seminovos, o foco e as tendências do setor também foram citados.

 
Mudanças

Julio Zonatto, Amos Lee e J. R. Caporal falaram sobre o tema “Mudanças do mercado atual, você esta preparado?”, a partir da reação do setor de automóveis usados nos Estados Unidos, a comparação dos modelos brasileiros com o mercado americano e as mudanças no Brasil, incluindo o código de defesa do consumidor, a legislação tributária e as novas exigências para o correspondente bancário Para os especialistas, entre as soluções estão conhecer o mercado e o perfil do cliente. A potencialidade de vendas, a regulamentação da categoria e o futuro dos negócios também entraram na pauta. Como pistas de ação foram listados manter o idealismo, expandir a visão, compartilhar experiências e investir em capacitação, práticas sustentáveis e novas maneiras de fazer os negócios.

 
Congresso Fenauto

Fernando Procópio, daProcópio Ferraz - Organização de Eventos, apresentou a programação temática e a abrangência do 1º Congresso Fenauto, que acontece de 12 a 14 de setembro em Foz do Iaguaçu (PR). Ele também falou das premiações para os presidentes das associações que levarem mais inscritos. Para saber mais acesse:


http://www.congressofenauto.com.br/

Temas diversos

A programação da 39ª Convenção da Fenauto seguiu com Antonio A. Almeida Leite (Pancho), superintende da ACREFI, que reforçou a importância da união da categoria e suas ações junto ao Banco Central em relação a Fenauto.

Maurício Veras, da CETIP, tratou da visão geral do mercado de financiamentos e fez um comparativo entre os anos de 2011 e 2012.

Elis Siqueira, da empresa K tools, analisou os dados do mercado e do Denatran.

João Paulo Todde apresentou a empresa Todde Associados, suas áreas de atuação e os benefícios para a Fenauto e as associações na formação dos sindicatos e na captação de recursos para os mesmos.

Silvio Silva, do Correio Motors, fez uma explanação sobre atendimento ao cliente e suas ferramentas.

Por fim, Mauro Rinaldi fez uma motivação com o tema “Desperte seus potenciais humanos”. As atividades foram encerradas com uma confraternização.