Detran divulga novas regras para empresas que desmontam e recuperam veículos

Inventário de todas as peças e as notas devem ser apresentadas. Com lei, Detran espera reduzir furto de veículos no estado.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) divulgou nesta quinta-feira (29) as novas regras para o credenciamento de empresas que desmontam e recuperam veículos. O objetivo é combater o comércio clandestino de peças usadas.

A lei do desmonte, sancionada em 2014, agora passa a valer no estado e vai começar a funcionar em etapas. Primeiro, o Detran vai credenciar os empresários por meio do site do órgão. Eles vão ter que escolher a categoria em que se enquadram e apresentar vários documentos como alvará, licença e o inventário de todas as peças e as notas.

A partir de segunda-feira (3), as empresas que querem se credenciar serão notificadas e fiscalizadas. Em outra etapa, que ainda não tem data para começar, o Detran diz que vai rastrear as peças vendidas com etiquetas deste tipo.

A medida já entrou em vigor em alguns estados brasileiros. Em São Paulo, que foi o primeiro a adotar, houve uma redução de 30% nos crimes de furto e roubo veículos. A ideia é fazer o mesmo aqui em Minas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram 20 mil ocorrências desse tipo do início do ano até agora.

Fonte: G1