Segundo dados, carros com até três anos de uso tiveram alta de 24% nas vendas

Apesar de estarmos em recessão nos últimos tempos, há setores da economia que estão sendo considerados estáveis pelos especialistas, um deles é o mercado de venda de carros usados. Desde o ano passado este mercado apresenta ligeira alta em comparação com anos anteriores, os carros “quase novos” estão bem cotados pelo público porque os preços dos carros zero km dispararam. A alta do dólar encareceu as peças e agora há também a obrigatoriedade das montadoras de colocar airbags e freios ABS de fábrica nos modelos novos, conforme nova lei, isso encarece o preço final e esse custo obviamente é repassado para o mercado. Outro fator é que uma parcela da população viu seu poder aquisito ser reduzido drasticamente por causa da crise. Tudo isso fez com que os seminovos se tornassem mais atrativos ao olhar dos consumidores atentos, que estão em busca do que é melhor para o bolso.

A palavra de ordem por enquanto é oportunidade. Pois nessa reviravolta que o mercado de veículos está tendo, os seminovos de até 3 anos, bem conservados, com baixa quilometragem, são os preferidos na hora da compra, pois o custo-benefício é excelente. De acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), esses modelos tiveram alta no mercado de 24% nas vendas em 2016. O aumento das vendas do setor está sendo similar desde 2015, quando o índice indicou crescimento de 33,64%. A OLX apresentou dados de que 50% das vendas do ano passado ocorreram em 4 estados: São Paulo com 22,8%, Rio de Janeiro com 10,8%, Paraná 8,5% e Minas Gerais com 7,2%. Além disso, as marcas GM, Volkswagen, Ford e Fiat representaram 73,4% do total dos carros vendidos.

Outros estados estão começando a acompanhar esse ritmo, em marcha lenta, porém seguindo em frente. Um bom exemplo é a venda de carros usados em Curitiba, um estado que começa a aparecer nos dados das pesquisas, com volume de vendas que vem aumentando a cada ano, um sinal de otimismo dos paranaenses que apesar da crise seguem movimentando o setor, reflexo desse princípio de retomada do crescimento econômico.

No momento em que o setor está na expectativa de mudanças e as pessoas estão buscando cada vez mais a possibilidade de comprar um veículo, o primeiro passo é pesquisar bastante nessa hora. Para quem está pensando em comprar um seminovo em Curitiba, existem sites na internet que são ferramentas excelentes na hora de pesquisar o carro ideal. O Chaves na Mão é um Portal de classificados online de Curitiba que exibe anúncios de imóveis, carros e motos, que pode auxiliar para que você encontre com tranquilidade no conforto de sua casa, algo que caiba no seu bolso e esteja de acordo com suas expectativas, sendo ideal para quem quer comprar.

Fonte: http://www.exame.abril.com.br