Procura por carros usados cresce 11% no primeiro semestre, mostra Webmotors

A Webmotors, principal marca de classificados do segmento automotivo, registrou em sua plataforma o aumento de 11% do número de buscas por carros usados na internet nesse primeiro semestre de 2017, em  comparação ao mesmo período do ano anterior. Para os carros novos, a procura teve uma queda de 20% no mesmo período, em todo o território nacional.

Os veículos mais buscados nesses primeiros seis meses do ano foram Toyota Corolla, Honda Civic, Honda Fit, Fiat Palio e Volkswagen Jetta, respectivamente. Apesar de estar na 18ª posição entre os mais procurados, o Hyundai HB20 foi o carro que registrou a maior variação, totalizando um aumento de 39% dos números de buscas na plataforma da Webmotors (quadro abaixo).

Já entre as marcas mais buscadas pelos usuários da plataforma, destacam-se Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Fiat e Honda nas cinco primeiras posições, respectivamente. Ainda pouco conhecida no Brasil, a Shelby foi a montadora que totalizou o maior aumento de procuras, registrando o aumento de 192% em comparação ao ano anterior.

Na avaliação de Fernando Miranda, CEO da Webmotors, esse aumento da procura por carros usados pode ser explicado pelo cenário de crise econômica e a queda do poder aquisitivo do brasileiro. “As pessoas estão mais cuidadosas na hora de adquirir um veículo e consequentemente mais tendenciosas a escolher por modelos usados, uma opção que é financeiramente mais vantajosa e capaz de atender também as suas necessidades”, comenta Miranda.

20 Modelos mais buscados
1º Toyota Corolla
2º Honda Civic
3º Honda Fit
4º Fiat Palio
5º Volkswagen Jetta
6º Ford Fiesta
7º Toyota Hilux
8º Volkswagen Gol
9º Volkswagen Fox
10º Volkswagen Golf
11º Chevrolet Cruse
12º Renault Sandero
13º Chevrolet S10
14º Chevrolet Onix
15º Fiat Strada
16º Mitsubishi L200 Triton
17º Ford Ranger
18º Hyundai HB20
19º Honda City
20º Fiat Uno

 Fonte: Webmotors