Dicas para comprar bem um carro usado

Hoje, comprar um carro usado, é opção de muitos brasileiros, já que o preço é inferior ao zero quilometro e é possível encontrar excelentes opções

Para saber algumas dicas do que observar e fazer na hora de adquirir seu carro usado, leia algumas considerações:

Antes de começar a ver um carro, e acabar se apaixonando, simule um financiamento, ou junte dinheiro para pagar à vista, conseguindo assim um bom desconto. Caso o financiamento seja a opção, veja se você pode fazer esse financiamento. Caso esteja indo trocar o carro e o seu carro atual será a entrada ou troca, pesquise em vários lugares qual está oferecendo mais. Se puder, venda antes, assim terá um valor mais interessante.
Ao começar a procurar um carro usado, pergunte ao vendedor sobre os itens que o seu novo veículo precisa ter. Por exemplo, ele necessita ter direção hidráulica, flex, quatro portas. Assim poupará seu tempo e a busca será mais precisa.
Pesquise muito. Hoje é possível ir a feirões em concessionárias, lojas de carros usados e seminovos, pesquisar pela internet e ver carros de particulares.
Você precisa estar atento. Vá sabendo o que quer e o que não quer no seu carro. Afinal, vão tentar vender conforto, tecnologia, e outros sentimento ligados ao automóvel, que são itens que encarecem um carro. Pode ser que um ar condicionado não faça diferença para você. Então já deixe claro que não precisa desse item.
Conversar com conhecidos também é um bom caminho. Você pode ter lido que um carro é econômico, com desenvoltura, etc, porém entrando em contato com pessoas que o compraram, elas digam que o consumo de combustível é normal, não é um diferencial. Hoje existem fóruns e blogs com opiniões de motoristas de vários lugares. Essas dicas de motoristas reais de carros usados são valiosas na hora de decidir sobre sua aquisição.
Pense em economias a longo prazo: carros com seguro mais em conta, carros econômicos de combustível. Entre em contato com seu banco ou corretora e confira o seguro de alguns modelos para comparar o preço do seguro, já que hoje em dia, não vale a pena correr o risco e ficar sem seguro! Antes de fechar o negócio, informe também ao seu corretor o chassi do carro para averiguação. Tenha cuidado com os carros usados arrematados em leilão, carros que já deram perda total e foram arrumados para revenda. Caso esteja comprando de particular e não de loja, duplique os cuidados. Procure se há multas e débitos no carro.
Negocie o que puder, se tiver dinheiro a vista, insista mais ainda na negociação. Mesmo que esteja com valor abaixo, que tenha visto o anuncio na internet, tente negociar com o vendedor ou o dono do veículo. Cuidado com o financiamento, faça o calculo de quanto pagará até o final. Você pode ficar surpreso.
Verifique também se o carro não sairá de linha. Isso pode dificultar encontrar peças posteriormente.
Pontos importantes para examinar antes de comprar um carro:

O vendedor vai apresentar itens que vão lhe encantar: banco, tecnologias, conforto, etc. fique atento, porém, ao andar com o carro, como está a partida, se o cambio está bom, a troca de marcha é fácil, o barulho do motor, correia, e outros barulhos. O vendedor pode tentar ficar conversando para que não seja ouvido nenhum ruído diferente.
Abra o capô, examine o máximo se os parafusos estão enferrujados. Tente sentir dentro do carro algum cheiro ruim, parecido com esgoto, pode ser indício que o carro passou por uma situação de enchente. E pode ter comprometido algum componente do carro.
Tenha o olhar atento a cor na lataria, não veja carros em dias escuros ou de noite, um veículo que passou por acidente terá diferença no brilho da cor.
Ao pensar em alguns modelos de carro para possível compra, analise também o valor das peças para reposição. Questione em autopeças alguns itens para comparação, como lâmpadas e retrovisor. É comum motoqueiros passarem rápido e baterem no retrovisor dos carros. Dependendo do modelo do seu carro, o custo para arrumar pode ser elevado. Carros mais antigos terão peças para reposição mais difíceis de serem encontradas, assim como os carros importados. Além do preço elevado, podem ficar na oficina um bom tempo esperando a peça chegar. Carros populares tendem a ter peças mais em conta.
Antes de fechar negócio, consulte antes um mecânico para ver o carro ou peça permissão para que o carro seja avaliado em uma oficina de confiança. Peça para que teste o motor e a parte elétrica, principalmente. Analisar se o carro foi batido, pela lataria e o quadro.
Veja se o carro está com o manual e se foram feitas as revisões. Procure os itens de segurança, teste as lanternas, som, procure ver se o isofilme está perfeito. São itens que, se estiverem com falhas, podem abaixar um pouco o preço do carro.
Para ter uma boa ideia se o carro teve quilometragem adulterada, um grande indicativo está na relação entre pneus muito gastos e quilometragem baixa.
Hoje a lataria dos carros ganha proteção contra maresia, mas ainda é preciso ter cuidado, verifique os terminais da bateria e parafusos, o amortecedor, além da parte inferior do veículo. A corrosão da maresia é facilmente detectável.
Se o carro está parado há alguns dias na loja, verifique se há pingos de óleo por baixo, abra o capô e veja se as peças estão oleosas.
Verifique também o conforto. Sente-se no banco de trás, do passageiro.
Teste as portas, da frente, porta malas, porta luvas, se todas estão em boas condições. Abra e feche os vidros, mesmo os manuais. Abra o porta malas no sistema interno e na chave, para teste.
Verifique a integridade do número do chassi, do documento do carro e o número dos vidros.
Evite comprar um carro sozinho, uma outra pessoa pode ver algo que você deixou escapar. Se for ver carro de particular, mais importante ainda levar alguém junto.
Prefira dias úteis para negociar o valor, durante os finais de semana as pessoas saem mais a procura de carros, ou até mesmo, vão em forma de passeio. Leve as ofertas que lhe fizeram nas outras lojas. Eles podem querer fazer uma oferta melhor. Mantenha a calma e a razão, não se deixe levar pelo vendedor ou pela emoção de comprar o carro.

Leia atentamente o contrato, termos de pagamentos, itens que estão no carro. Algumas despesas de documentação virão, então tenha reservado algo além do valor do carro.

Antes de sair da loja, faça o seguro! É melhor prevenir do que remediar…

Fonte: ParanaShop