Carros seminovos: quais aspectos avaliar antes da compra

Categoria atrai quem procura por modelos mais equipados e mais baratos. Motoristas devem verificar a parte interna e externa do veículo, além do motor e kit obrigatório.
 

As vendas de seminovos cresceram 15,7% entre fevereiro e março deste ano, segundo estudo da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Esse tipo de veículo, que possui baixa quilometragem e tem entre 2 e 3 anos de uso, atrai quem quer um modelo mais equipado e mais barato. E para fazer um bom negócio, a Marinho Veículos traz dicas de como e quais aspectos avaliar antes da compra.

Estado de conservação
Parte exterior
A primeira dica é inspecionar o veículo em locais com bastante luz ou durante o dia. Deste modo, fica mais fácil observar se há arranhões, amassados e ferrugens na lataria. Também deve-se verificar as portas do veículo e conferir o estado dos pneus, sem esquecer-se dos estepes.

Parte interior
Durante a inspeção, verifique se os itens do interior do veículo estão em bom estado, como os estofados e cintos de segurança. Além disso, os comandos do automóvel também precisam de acompanhamento, portanto, teste o funcionamento de faróis, setas, para-brisas, entre outras funções.

Motor
Uma das etapas essenciais na hora de comprar um seminovo é examinar o motor. Para isso, é importante seguir os seguintes passos:

Verifique o nível e o aspecto do óleo. Ele não deve estar abaixo do recomendado e com coloração escura;
Confira o sistema de arrefecimento do motor, incluindo as mangueiras e o nível do líquido de resfriamento;
Ouça o som do motor ao ligá-lo, assim é possível deduzir o bom funcionamento ou desgaste;
Acelere para checar se há excesso de fumaça saindo do escapamento. Se sim, o sinal é de alerta, pois a vida útil do motor pode estar acabando.
Kit obrigatório
A compra de seminovos também requer a verificação do o kit obrigatório do veículo, importante para os motoristas em imprevistos. Ele inclui: macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. O estepe, apesar de não fazer parte do kit, deve estar presente, pois é de grande utilidade.

Test drive
A avaliação final é dirigir o seu futuro veículo. Durante o percurso, observe o desempenho do motor, a frenagem e troca de marchas.

Fonte: g1