Venda de veículos usados tem leve alta no 1º trimestre



Modelos considerados seminovos registram queda na procura. Por outro lado, modelos mais antigos passaram a ser os preferidos dos clientes.

A venda de veículos usados registrou leve alta de 0,76% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Fenauto, a associação das revendedoras.

No total, foram comercializados 2,49 milhões de carros e comerciais leves usados entre janeiro e março deste ano, contra 2,47 milhões nos três primeiros meses de 2018.

Entre as motos, a alta foi um pouco mais significativa, de 3,3%. Ao todo, foram 698 mil unidades, ante 676 mil no ano passado.

No total, a venda de veículos no geral (considerando automóveis, comerciais leves e pesados, motos e outros tipos de veículos) subiu 1,5% no trimestre, chegando a 3,32 milhões de unidades, contra 3,27 milhões no período anterior.

Ao dividir as vendas por idade dos veículos, a Fenauto também soma todos os tipos, e os divide em 4 faixas etárias: seminovos (com até 3 anos de uso), usados jovens (de 4 a 8 anos), usados maduros (de 9 a 12 anos) e velhinhos (com mais de 13 anos). Veja abaixo as vendas por faixa etária:


Os números mostram que a procura por modelos seminovos, normalmente mais caros, continua em queda. A tendência já havia sido observada no primeiro semestre do ano passado.

Por outro lado, os consumidores têm custado mais modelos considerados usados maduros, com 9 a 12 anos de uso. Esta faixa etária, que era apenas a terceira mais procurada, ultrapassou os seminovos, e agora são a segunda preferida dos clientes.

Março tem queda

Considerando apenas o mês de março, houve queda de 8,9% na venda de veículos usados. Foram 1,03 milhão de unidades negociadas, contra 1,14 milhão no mesmo mês do ano passado.

Segundo a Fenauto, o carnaval de 2019 ter ocorrido em março ajuda a explicar um movimento menor nas vendas. Isso porque, em 2018, as festividades aconteceram em fevereiro.

Mais vendidos

Considerando automóveis seminovos e usados, o modelo mais vendido em março foi o Volkswagen Gol, com 63,2 mil unidades. Em seguida, aparecem os Fiat Uno, com 40,6 mil e Palio, com 38,5 mil.

Nos comerciais leves, a Fiat Strada foi a mais comercializada, com 20,4 mil unidades, seguida por Volkswagen Saveiro (15,4 mil) e Toyota Hilux (11 mil).

Entre as motos, a Honda aparece nas três primeiras posições, com CG 150 (52,7 mil), CG 125 (31,8 mil) e Biz (24,5 mil).