Vendas de usados avançam 53,4% em Minas Gerais

Foram comercializados 158.141 unidades em Minas Gerais no mês passado, aponta a Fenauto

As vendas de veículos usados e seminovos apresentaram altas significativas em fevereiro. Em Minas Gerais, as vendas cresceram 36,7% quando comparadas com janeiro e 53,4% frente a fevereiro do ano passado.

A demanda tem sido impulsionada pela menor oferta de carros novos e também pela reabertura das lojas, que passaram parte do início do ano fechadas para controle da pandemia de Covid-19.

Para março, as estimativas ainda são cautelosas, se por um lado a tendência é de baixa oferta de carros novos, o que estimular as vendas do setor de usados, por outro, um novo fechamento das lojas para reduzir a proliferação da Covid-19 e a baixa oferta de veículos seminovos e usados para recompor os estoques das lojas podem interferir de forma negativa no fechamento de negócios.

De acordo com o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Leonardo de Oliveira Junior, o bom desempenho das vendas em fevereiro foi importante para o setor.

“A demanda pelos veículos seminovos e usados está grande. Um dos principais motivos que vem estimulando nosso mercado é a oferta restrita de veículos novos, já que as montadoras ainda não retomaram totalmente a produção. Alguns modelos novos estão demorando de 90 a 150 dias para serem entregues aos consumidores, que sem poder esperar, estão optando por comprar seminovos e usados”, explicou.

Ainda segundo Oliveira, com a demanda elevada, o setor vem enfrentando dificuldades para recompor os estoques nas lojas. Em fevereiro, de acordo com a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a demanda pelos veículos usados e seminovos foi alavancada. Ao todo, em Minas Gerais, foram comercializadas 158.141 unidades, representando um avanço de 36,7% sobre os 115.662 veículos vendidos em janeiro. Na comparação com o segundo mês do ano passado, o incremento nas vendas chegou a 53,4%, já que no período foram comercializadas 103.124 unidades.

Com o resultado de fevereiro, no acumulado do ano, as vendas estão 17,2% superiores se comparadas com o primeiro bimestre de 2020. Ao todo, foram negociados 273.803 carros no Estado.

Cautela

Para março, as estimativas são cautelosas. O aumento dos casos de Covid-19 e um novo fechamento das atividades não essenciais, medida já adotada por diversas prefeituras do Estado, podem interferir de forma negativa no desempenho do setor. Por outro lado, a redução da oferta de veículos novos, tende a manter a demanda aquecida.

“Estamos muito preocupados. A situação é grave, com o número de infectados aumentando e um menor volume de leitos disponíveis. A situação é muito mais grave que a vivenciada no início da pandemia e, isso, pode prejudicar nossas vendas”, explicou.

Ainda segundo Oliveira, desde o início da pandemia e com o fechamento das lojas, os empresários do setor se modernizaram e continuam atendendo os clientes por meios eletrônicos.

“Tivemos que avançar no atendimento. Hoje, atendemos os clientes pelas redes sociais, apresentamos os veículos e levamos na casa deles para test drive e finalização dos negócios. Isso foi importante para manter as lojas, que têm os custos muito elevados”.

Categorias

Em fevereiro, dentre as categorias, a venda de seminovos, carros com até três anos de uso, subiu 29,2 % frente a janeiro, com a comercialização de 21.264 unidades. Em relação a fevereiro do ano anterior, a alta foi de 30,4%. No ano, a categoria acumula elevação de 2%.

Os carros com idade entre nove e 12 anos apresentaram aumento de 37,7% nas vendas em fevereiro frente ao mês anterior. Na comparação com fevereiro de 2020, foi observada alta de 66,5%, somando 39.782 veículos. No ano, já foram comercializadas 68.673 unidades, 28% a mais.

Na categoria de carros acima de 13 anos foram vendidos 53.054 automóveis em fevereiro, representando uma elevação de 43,3% quando comparada com janeiro e de 80,5% frente a fevereiro do ano anterior. No primeiro bimestre, as vendas avançaram 34,5%, somando 90.084 unidades.

A comercialização de automóveis de quatro a oito anos subiu 32,3% frente a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2020 foi registrada variação positiva de 31,3% com a venda de 44.041 unidades. No ano, as vendas totalizaram 77.329 unidades, 1,8% superior ao primeiro bimestre de 2020.

Fonte